Quem somos...

Minha foto
Rogério e Luciana, casados há 15 anos, temos 3 filhos e membros da Comunidade Evangélica Visão de Águia, onde trabalhamos no ministério da família, ministrando os cursos, Casados para Sempre, ONE Curso de Noivos, Pais para toda a vida e coordenando o Encontro de casais com Cristo, que acontece um vez por ano.

sábado, 26 de junho de 2010

Dez segredos para manter a paixão no casamento

Grande parte dos casais com mais de dez anos de casamento sente dificuldades para manter acesa aquela paixão do início do namoro. Se este for o seu caso, não se desespere. A terapeuta de casais Cláudya Toledo afirma que isso é completamente normal e sugere alguns "mandamentos" para reverter a situação.

A falta de diálogo e flexibilidade na aceitação do outro são, segundo ela, as principais causas dos desgastes nos relacionamentos conjugais.
Mas seguindo algumas dicas básicas, Cláudya diz que é possível renovar a relação e voltar aos "velhos tempos".
Quem já testou os "10 mandamentos para um casamento feliz" garante que funciona e que o relacionamento melhora visivelmente.
Cláudio, casado há 20 anos, conta que depois de seguir algumas dicas, ele e a mulher se reaproximaram e descobriram novas formas de compartilhar o tempo juntos.
"As dicas de Cláudya deram uma 'polida' no nosso relacionamento. Passamos a compartilhar mais nossas atividades. Pequenas mudanças resgataram o carinho que sentíamos um pelo outro e a vida sexual também melhorou", diz ele.
Suzi passou dos 20 anos de casamento com a auto-estima em baixa. As divergências conjugais acabaram esfriando o relacionamento. Foi quando resolveu seguir as dicas da terapeuta e conta que, a partir daí, a vida se transformou.
"O relacionamento com o meu marido, filhos, família e trabalho melhorou. O grau de entendimento na relação aumentou e eu e meu marido voltamos a nos conquistar", afirma Suzi.
De acordo com Cláudya, seguir as "regras" não é difícil. Basta que o casal reconheça os problemas e mostre boa vontade em mudar. Seguindo essas recomendações, Cláudya garante transformações físicas, mentais, emocionais e espirituais que vão trazer mais harmonia para o casal.

Confira os "10 Mandamentos para um casamento feliz":

1. manter o diálogo

2. desenvolver alguma atividade junto com o companheiro (a)

3. aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro

4. manter rituais familiares

5. preservar os momentos de intimidade

6. ter um espaço individual

7. ter um espaço de acordo mútuo

8. cultivar o riso na família

9. manter a cumplicidade no olhar

10. ter planos para a vida do casal

Retirado do blog casadosemcristo.blogspot.com
Escrito por Cláudya Toledo, terapeuta de casais

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que posso fazer para priorizar minha familia?

Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Geremias S. Araújo

O QUE POSSO FAZER PARA PRIORIZAR MINHA FAMÍLIA?
Texto: Gn. 12:01 e 02

       Introdução: Vivemos em momentos de tensão, correrias o tempo sempre sendo o inimigo para ser combatido. E com isso muitos Pais não tem dado atenção devida a família, o tempo de dedicação é pouco. Nos diversos aconselhamento Pastoral que tenho tido, a pergunta mais frequente é : O que posso fazer para priorizar minha família?. Um grande pensador disse: “tempo é prioridade” e quando usamos ele com sabedoria temos êxitos enormes pôr menor que ele seja.
A primeira pergunta para que possa identificar “o que posso fazer” para priorizar tempo família é: Em que temos gastado nosso tempo? É comum termos tempo aos amigos, ao trabalho, ao lazer, a igreja, mas .... e a minha família?
Sabemos que a família sempre foi o foco principal de Deus. Para Abraão, o Senhor o observava, suas atitudes, sua ação, sua fidelidade , seu amor e a preocupação de Abraão em formar uma família; e o Senhor lhe fez uma promessa: “ em ti serão benditas todas as famílias da terra”. ------------
Vamos fazer um análise criterioso, o que é o mais essencial a quantidade do tempo ou a qualidade deste tempo em que você passa com sua família? – I Tm.08:09.

Que exemplo temos dado como cristão para nossa família?

I) - O QUE OS FILHOS ESPERAM DOS PAIS?
a) – Educação
· isto é o essencial . os pais são os primeiros e principais responsáveis pela educação dos filhos.

b) – Amor dos pais
· amor engloba , amor entre o casal e aos filhos, isso transmite segurança e abertura de diálogo entre a família.

c) – Ambiente Educativo
· aceitação, afeto, exigência e orientação

d) Tempo e atenção
 Ouvir, conversar e acompanhar sua vida

e) – Autoridade
· o exercício da autoridade é um dever dos pais e um direito dos filhos.

f) – Transmissão de valores
· valores espirituais – Deus, sentido da vida e fé
· valores humanos – dignidade da pessoa, respeito a vida, a família, o matrimônio, o trabalho
· valores materiais – bens materiais, saúde...

II) - O QUE FAZER QUANDO SUREGEM OS CONFLITOS?
a) - Ignorar o conflito
b) – fazerem as pazes
c) – dialogar.

Não adianta, chorar, gritar, agredir fisicamente, ficar em silêncio ou emburrado. Amigos, muitas coisas desejamos que mude em nosso casamento, mas não estamos dispostos em contribuir para as mudanças, achamos sempre estamos com razão e que o errado é sempre o outra (a).

III) - QUAL O FATOR PRINCIPAL DE UMA FAMÍLIA NO ALTAR DE DEUS?

a) – perdão – é preciso retratar, para haver o verdadeiro perdão –Mt.06:14-15 – 18:21-22
b) – compreensão - é ouvir, consolar nos fracassos, animar diante das dificuldades, levá-los a sério, participar de suas alegrias, entender seus sentimentos, ...
c) – orientação - É dar critérios, sugestões, ajudá-los a se conhecerem, fazê-los pensar e pensar bem.

Conclusão: Amigos, toda mudança há resistência, e mudar o próprio paradigma é dificil, mas vale a pena.

Seminário encontro de Casais, ministrado pelo Pastor Presidente do Conselho Jurídico Nacional das Igrejas Renovo de David, Geremias S. Araújo



Autor deste artigo:

Pr. Geremias S. Araújo
Igreja Evangélica Pentecostal "Renovo de David
Pastor Missionário e Presidente do Conselho Jurídico Nascional
Apucarana - Estado do Paraná
SITE: ird-nacional.vilabol.uol.com.br/principal.html





A Decisão de servir a Deus na Família


       Sua família é o maior patrimônio que você possui. Bens, diplomas e sucesso profissional perdem o significado para você sem a felicidade de sua família. Na verdade, nenhum sucesso compensa o fracasso da sua família. Não podemos construir nossa felicidade sobre os escombros da nossa família. Não é prudente alçarmos vôos solitários, fazendo carreira solo, deixando a família para trás. Não é coerente ser uma pessoa acessível para os estranhos e incomunicável dentro de casa. Não é racional sermos amáveis com os estranhos e truculentos dentro do lar. Não é consistente sermos piedosos na igreja e profanos no recesso da família. Nossa família precisa estar a serviço de Deus dentro e fora dos portões.
        Há muitas famílias doentes e feridas. Há muitas famílias precisando de cura e restauração. Deus ama a família, pois a instituiu. Deus não abre mão da família, pois esta é uma agência do seu Reino na terra. Josué, o grande líder que substituiu Moisés e introduziu o povo de Israel na terra da promessa, deu testemunho diante de toda a nação que ele e sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15). A essas alturas, Josué tinha prestígio e bens, sucesso e fama, mas nenhuma conquista pessoal diminuiu seu propósito de consagrar sua família a Deus. Corremos o risco de priorizarmos outras coisas na família. Buscamos a prosperidade financeira. Cobiçamos o sucesso profissional. Investimos na formação intelectual dos nossos filhos. Disputamos o nosso lugar ao sol. Embora, essas bandeiras sejam legítimas, nada disso nos aproveitará se descuidarmos do principal, que é colocar nossa família no altar de Deus para o servirmos com alegria e fervor. De que maneira nós podemos servir a Deus na família?
        Podemos servir a Deus na família através de relacionamentos orientados pelas Escrituras – Não podemos servir a Deus, sendo uma bênção para o mundo se não somos um exemplo dentro de casa. O que somos no lar é o que refletimos no mundo. A nossa vida familiar é o alicerce do nosso testemunho para fora dos portões. Uma família onde o marido agride a esposa com palavras e atitudes; uma família onde a esposa não se submete ao marido, antes o trata com desprezo. Uma família onde os pais provocam os filhos à ira e os tratam com amargura, deixando-os desanimados. Uma família onde os filhos desonram os pais e rejeitam seu ensino e exemplo não pode servir a Deus nem ser luz para outras famílias. Precisamos de famílias que vivam em harmonia, que cultivem relacionamentos saudáveis, que andem segundo as balizas da própria Palavra de Deus.


Rev. Hernandes Dias Lopes, Acesse www.hernandesdiaslopes.com.br





Sejam bem vindos!

Amados, que Deus abençoe suas vidas!